Concelho de Baião - Restaurante Museu Rural e Etnográfico Casa do Lavrador

Go to content

 C O N C E L H O  D E  B A I Ã O

Encaixado entre “vales profundamente cavados” o Concelho de Baião estende-se por cerca de 18 mil ha, povoado por lugares dispersos que se perdem de vista no horizonte de uma paisagem soberba, onde o Douro se move com tranquilidade e o Marão transpira saúde e confere autenticidade a um povo que ao longo de séculos soube defender os pergaminhos de uma terra recheada de valores e referenciais culturais, sociais de hospitalidade e confiança no futuro.

Os rios - Ovil e Teixeira - que confluem no Douro, emprestam á sua beleza natural um ar de frescura e de apoio junto dos agricultores que teimam em manter verdejantes os campos, outrora de milho e de linho, hoje quase todos transformados em vinha e floresta dominante donde sai o fabuloso vinho verde que “caindo do alto da enfusa verde...”, acompanhado pelo apetecível arroz do forno com anho traz à mesa o convívio e a alegria próprias dos dias de festa… onde o estrelejar dos foguetes anunciam as romarias tão tradicionais por terras de Baião.

O Concelho de Baião é o mais interior do Distrito do Porto. Fica situado entre o Marão e o Rio Douro, fazendo paredes meias com Mesão Frio, Amarante, Marco de Canaveses e Santa Marta de Penaguião. Implanta-se numa zona de transição entre a região dos vinhos verdes e dos vinhos maduros. O Concelho está dividido em 20 freguesias, sendo 22.438 (segundo os dados preliminares dos censos de 2001) os habitantes distribuídos por essas freguesias.

Tem cerca de 17.571 ha de superfície e os rios que banham o concelho numa extensão de cerca de 32 km são: o Rio Ovil e Teixeira e ainda os Vales dos Rios Zêzere e do Rio Pequeno.

+ inf em www.cm-baiao.pt

Back to content